Componentes: Néia Gava Rocha, Camila Maria Juffu Lorenzoni, Rita de Cassia Scaramussa, Amanda Deprá Nicoli, Deize Maria Scaramussa de Mattos e Maria da Penha Menassa Panetto

Atividades dos blogueiros:

Rita de Cássia e Camila M. J. Lorenzoni - aplicação dos conteúdos.

Deize e Maria da Penha - pesquisas bibliográficas.

Néia - layout da página, busca por figuras e funcionalidade.

Amanda - exemplos que demonstram a aplicação dos conceitos trabalhados na unidade.




sábado, 8 de outubro de 2011

Plano de Ação: A participação da mulher na política de Vargem Alta

Plano de Ação
Título: A participação da mulher na política de Vargem Alta
Identificação do/a cursista:
Nome: Néia Gava Rocha
Órgão em que trabalha: Prefeitura Municipal de Vargem Alta
Cargo: Telefonista
Função:Auxiliar de Recursos Humanos
Município: Vargem Alta
Observação (caso seja necessário):
Número da turma: Vargem Alta
Nome do/a professor/a on-line: Ana Carla Oliveira Pinheiro
Data de finalização:30/09/2011

Objetivo da ação:
Estimular a participação da mulher na política, visando fomentar a sua interação nas tomadas de decisões sócio-políticas da sociedade vargem-altense.

Justificativa 
           
            Após realização de pesquisa de campo no município de Vargem Alta, a qual foi publicada no blog http://foconasaudepublica.blogspot.com, a conclusão obtida foi que uma minoria de mulheres ocupa uma posição de destaque no meio político da referida cidade. E este dado foi confirmado através de números levantados na mencionada pesquisa: na Câmara Municipal de Vereadores há, apenas, uma mulher representando o gênero feminino na política interativa, com o poder de decisões.
            Já no grupo de secretariado da Prefeitura Municipal, foi observado que, dos onze responsáveis por pastas, há apenas uma mulher, a qual responde pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
            Já em relação à participação em grupos partidários, de todos os grupos existentes no município, nenhum deles é presidido por uma mulher. Nestes partidos, há muitas mulheres integrantes, porém, nenhuma com voz de liderança.
            Outro dado levantado se trata da presença da mulher, em grande número, na área da educação, na qual (que também é chefiada por um homem) há muitas professoras, pedagogas, diretoras, coordenadoras.
            De posse desses dados, nota-se que a equidade de gênero ainda não é uma realidade neste município. Mas certamente é o momento de se agir para que a mulher tenha uma posição de decisão no meio político desta cidade e conquiste o seu direito de igualdade de gênero perante a sociedade.

            Assim, baseando-se nesta realidade, percebe-se a necessidade de estimular a mulher sobre a sua participação interativa no meio sócio-político-cultural, a qual é de extrema importância para que as desigualdades de gênero sejam extintas e, consequentemente, passe a ser respeitada enquanto mulher reprodutora, profissional, estudante, política, certamente ela se empenhará na busca pela equidade de gênero na sociedade, pois isso lhe garantirá uma autonomia e uma emancipação enquanto cidadã.
            Para tanto, o projeto “A participação do gênero feminino na política de Vargem Alta” será desenvolvido com o intuito de conscientizar a mulher acerca da importância de sua participação interativa no meio sócio-econômico-cultural de sua cidade.

Descrição da ação:
            O projeto “A participação da mulher na política de Vargem Alta” se trata de uma ação voltada para estimular a mulher a ter uma participação ativa nas decisões sócio-políticas do município.
            Inicialmente, as mulheres, a serem envolvidas no projeto, receberão um convite para participarem de duas reuniões a serem realizadas na Casa de Leis da cidade. Estes momentos constarão de palestras com mulheres bem sucedidas em variados âmbitos sociais.  
            O encontro será presidido e apresentado por Néia Gava Rocha, que desenvolveu este projeto e falará sobre sua experiência enquanto professora formadora de opinião no meio social. Em seguida, a única mulher que compõe o corpo de vereadores da cidade, a senhora Ana Ignês Cereza, discutirá sobre o tema “A mulher no poder em Vargem Alta”.
            No segundo encontro, acontecerá mais uma palestra: a única mulher que ocupa o cargo de chefe de uma secretaria no município de Vargem Alta, a senhora Andréa Mansur Rabelo, falará sobre “A mulher como chefe em Vargem Alta”.
            Após tais palestras, será aberta uma mesa redonda para que todas as mulheres possam interagir com opiniões, sugestões e indagações quanto à temática apresentada por pelas palestrantes.
            Posteriormente, todas as mulheres que participaram dessas reuniões serão convidadas a participarem de um terceiro encontro, no qual estarão presentes alguns partidos políticos do município de Vargem Alta.
            Este novo encontro será marcado por um “momento político” (não é politicagem), ou seja, alguns partidos políticos da cidade estarão presentes para apresentar suas metas, função e funcionamento. Em seguida, as mulheres presentes serão estimuladas a se filiarem a um deles para que, em seguida, pensem em se tornar uma candidata a vereadora (ou até a prefeita) do município.
            Serão distribuídos panfletos sobre a importância da mulher na política e sobre a necessidade da equidade de gênero em Vargem Alta, o que permitiria um maior envolvimento do gênero feminino nas atuações sócio-políticas-culturais.
            Para finalizar, as mulheres que participaram das reuniões deverão, em grupos de três pessoas, simular um partido político, cuja liderança seja feita por uma delas. Nesta simulação, elas deverão traçar metas, áreas e o perfil de seu partido. Além disso, cada grupo deverá questionar sobre o que a mulher poderá fazer em prol da sociedade enquanto gestora de um grupo político. Cada grupo deverá apresentar suas ideias e questionar as apresentadas pelos demais.

Cronograma -   12/09/2011 a 21/10/2011
Para planejamento:

                          Atividades
Dia/Mês
Elaboração do projeto
12/09 a 16/09
Planejamento: convites e palestrantes
17/09 a 23/09


Para execução:

                         Atividades
Horário
Dia/Mês
Planejamento: confecção e distribuição dos convites
07:00 às 08:30
17:00 às 20:00
24/09 a 27/09
Apresentação com Néia Gava Rocha, que falara sobre “Mulher formadora de opinião”
19:00
30/09
Palestra com a Vereadora Ana Ignês Cereza, sobre “A mulher no poder em Vargem Alta”
19:40
30/09
Palestra com Drª. Andréa Mansur Rabelo, que  falará sobre “A mulher como chefe em Vargem Alta”
18:30
05/10
Mesa redonda: debate sobre a temática
20:30
05/10
Encontro com partidos políticos
19:00
07/10
Filiação de mulheres interessadas
19:40
07/10
Distribuição de panfletos
20:30
07/10
Divisão dos grupos e das tarefas
20:45
07/10
Apresentação dos grupos
19:00
14/10
Apresentação dos grupos e discussão
19:00
21/10


População beneficiada
Mulheres que compõem Associações Comercial e Comunitária, mulheres filiadas a partidos políticos, funcionárias da Prefeitura e da Câmara do município de Vargem Alta, além de mulheres que presidem conselhos religiosos.



Referências Bibliográficas

Políticas públicas e gênero. In: Curso de formação em gestão de políticas públicas em gênero e raça/ GPP-GeR, Módulo II, unidade III. http://www.gppgr.neaad.ufes.br/course/view.php?id=112.