O ano de 2012 está começando. E todo recomeço traz consigo esperanças de dias melhores. Assim, este ano já chegou com uma novidade para a saúde pública do Brasil: a Campanha da Fraternidade tem como tema Saúde Pública.
A Campanha da Fraternidade, que tem por objetivo despertar a solidariedade de seus fiéis e de toda a sociedade em relação a um problema concreto que envolve toda a nação.
O tema deste ano é “Fraternidade e Saúde Pública”. A Campanha da Fraternidade, inspirada no livro do Eclesiástico, retira o lema deste ano “a saúde se difunda sobre a terra” (cf. 38,8). A doença não é fruto de pecado, nem castigo de Deus e causa de atos que praticamos irresponsavelmente. Jesus não apenas cura os doentes, mas resgata o ser humano para o meio da sociedade. O sofrimento é de difícil aceitação para a humanidade.
Geralmente o sofrimento é entendido como um dos grandes entraves à jornada existencial do homem. O sentido da cruz é a realização mais perfeita das palavras de Jesus: “Meu Pai… não se faça como eu quero…faça-se a tua vontade” (cf. Mt 26,42). O Papa Bento XVI nos lembra, que a Igreja como comunidade deve praticar o amor. São João diz: “Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei,…” (cf. Jo 13, 34).
O sacramento dos enfermos é tido pela Igreja como um sacramento de cura, corporal e espiritual, é um sacramento que consagra uma situação de vida, ou seja, a situação de doença, confiando ao doente à missão de completar, no próprio corpo, o que falta à paixão de Cristo. O Papa Bento XVI diz: “A grandeza da humanidade determina-se essencialmente na relação com o sofrimento e com quem sofre”.
Acessado em: 03 de março de 2012
Postado: Néia Gava
Nenhum comentário:
Postar um comentário