Curso de Formação em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Cursista: Mariléia Scaramussa Marin Magnago
Polo: Vargem Alta
Módulo 3 – POLÍTICAS PÚBLICAS E RAÇA
Unidade 3 – Desigualdades raciais e realização socioeconômica: uma análise das mudanças recentes
A unidade 3 retrata as desigualdades raciais e a realização socioeconômica, esse tema discute que o problema da pobreza é de insuficiência de recursos, enquanto que o problema da desigualdade é de distribuição desses recursos, por isso é possível encontrar muita desigualdade em países ricos. Em relação estratificação social refere-se a um complexo de instituições sociais que geram desigualdades, ou seja, má distribuição dos recursos. É a diferenciação hierárquica entre indivíduos e grupos, segundo suas posições.
A discriminação e o preconceito ainda são evidentes em relação a brancos, pardos e pretos, os estudos indicam que pretos e pardos estão expostos a diversas práticas discriminatórias no mercado de trabalho e na alfabetização.
Em relação às mudanças ocorridas no Brasil percebemos uma diminuição da pobreza entre os brancos, uma estagnação entre os pretos e um crescimento entre os pardos. Apesar de todos os esforços para diminuir a pobreza, a população branca se beneficia mais rapidamente dessas mudanças.
Os textos da unidade caracterizam que existem racismo e discriminação nos diferentes segmentos da nossa sociedade, embora, sabemos que as políticas de inclusão produziram uma notável redução nas desigualdades, mas, infelizmente ainda não é suficiente para conseguirmos a tal sonhada sociedade igualitária, com oportunidades justas para negros, brancos, pardos,índios, homens, mulheres...
Conceitos/Definição
Desigualdade – diferente de pobreza, é a distribuição de renda de maneira inadequada e injusta.
Estratificação Social – refere-se à desigualdade de oportunidades e resultados - distribuição desigual de recursos e de oportunidades sociais. É a diferenciação hierárquica entre indivíduos e grupos, segundo suas posições.
Estatística social- controle e planejamento das sociedades nas áreas das finanças, da saúde pública, da assistência social das políticas públicas.
Mercado de trabalho - a população negra ainda possui os piores índices de emprego e condições de trabalho.
Apesar de o negro ter alcançado a igualdade jurídica a partir da abolição, a desigualdade sócioeconômica com relação aos brancos se mantém. As pessoas convivem com oportunidades desiguais, principalmente as mulheres. Diante do estudo, percebo que o grande problema está na falta de conhecimento e, também um pouco de acomodação. Para muitos é favorável o termo de “coitado” para ganhar os “benefícios” que o governo oferece. Acredito muito na força de vontade e dedicação, visto que, a vida não fácil para ninguém.
Temos é que conquistar nosso espaço na sociedade, com dignidade e esforço.
Acredito muito que a melhor forma para acabar com o racismo, a discriminação, o preconceito é a EDUCAÇÃO. É na escola que a criança aprende que precisamos ter conhecimento, informação para termos dignidade. Precisamos criar meios ou métodos de fazer com que os nossos educandos se interessem pela escola e pelas mudanças ocorridas na sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário