Através de observações e estudos realizados sobre artigos e textos veiculados pela mídia diariamente é possível perceber que após anos submetida aos ideais da sociedade fálica, a mulher vem conquistando o seu espaço no meio sócio-ecnômico-cultural de forma lenta, porém marcante.
Na cultura, há diversos nomes femininos que conquistaram esta vitória: Leci Brandão, Alcione, Jovelina Pérola Negra, Negra Li, Margarete Menezes, Gal Costa, Maria Bethânia, Ana Carolina. No campo político, também há nomes ganhando espaço: Benedita da Silva, Dilma Roussef, Rita Camata. Nas teledramaturgias: Glória Pires, Taís Araújo, Aracy Balabanian, Regina Duarte, Camila Pitanga, Fernanda Montenegro, entre tantos outros.
Atualmente, também já se observa um grande número de mulheres nas escolas e nas universidades, o que permite afirmar que aquela imagem de somente o homem precisava estudar para ter um bom emprego ou uma boa posição social está sendo esquecida.
Em diversos outros âmbitos da sociedade já há mulheres em posição de destaque. No entanto, é certo afirmar que muito ainda tem que ser feito pela mulher para conquistar o direito de igualdade na sociedade. Muitos movimentos sociais ainda terão que acontecer para garantir à mulher um espaço, um papel no meio social de forma que a imagem da desigualdade de gênero e raça seja esquecida.
De acordo com uma matéria veiculada pelo site do Gazeta online, em 2010, as mulheres são a maioria do eleitorado, e, no primeiro turno da eleição deste mesmo ano as duas mulheres candidatas ao posto máximo do Governo Federal tiveram mais votos que todos os outros sete candidatos homens juntos.
Para conhecer mais informações sobre a matéria citada, entre no endereço http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2010/11/699797-mulheres+vao+escolher+o+novo+presidente+no+domingo.html, a qual foi publicada no dia 17 de novembro de 2011, e conheça mais detalhes sobre esta importante conquista da mulher no aspecto político do Brasil.
Autora: Néia Gava Rocha
Nenhum comentário:
Postar um comentário