Componentes: Néia Gava Rocha, Camila Maria Juffu Lorenzoni, Rita de Cassia Scaramussa, Amanda Deprá Nicoli, Deize Maria Scaramussa de Mattos e Maria da Penha Menassa Panetto

Atividades dos blogueiros:

Rita de Cássia e Camila M. J. Lorenzoni - aplicação dos conteúdos.

Deize e Maria da Penha - pesquisas bibliográficas.

Néia - layout da página, busca por figuras e funcionalidade.

Amanda - exemplos que demonstram a aplicação dos conceitos trabalhados na unidade.




sexta-feira, 30 de setembro de 2011

As exigências na hora de adotar

O Bom Dia Brasil de hoje (30/09/2011), exibido pela Rede Globo, apresentou uma matéria que merece destaque em nosso blog. Trata-se da adoção.
A matéria falava sobre as crianças que são adotadas e, muitas delas, são “devolvidas” às casas de adoção por não atenderem aos desejos das famílias.
No entanto, um dos casos chamava a atenção: as famílias são muito exigentes ao preencherem o formulário para entrarem na fila de adoção. E uma dessas exigências é a cor. Isso mesmo. A maioria das famílias exige que a criança seja branca.
Trata-se de um caso que, além de revoltar, mostra que a sociedade é extremamente racista. E que a questão racial ainda é visto como empecilho para que o negro conquiste um espaço na sociedade.

Por Néia Gava Rocha
Fonte: Jornal Bom Dia Brasil, exibido pela Rede Globo, no dia 30 de setembro de 2011.

2 comentários:

  1. Confesso que esta matéria me sensibilizou muito.No entanto, o que fazer para que as pessoas mudem pensamentos e atitudes discriminatórios?Cabe-nos somente trabalhar de forma a conscientizá-las.

    ResponderExcluir
  2. Essa reportagem é prova da intensa e persistente discriminação racial no Brasil. Penso que deveria ser proibida a preferência de cor durante o processo de adoção.

    ResponderExcluir