Componentes: Néia Gava Rocha, Camila Maria Juffu Lorenzoni, Rita de Cassia Scaramussa, Amanda Deprá Nicoli, Deize Maria Scaramussa de Mattos e Maria da Penha Menassa Panetto

Atividades dos blogueiros:

Rita de Cássia e Camila M. J. Lorenzoni - aplicação dos conteúdos.

Deize e Maria da Penha - pesquisas bibliográficas.

Néia - layout da página, busca por figuras e funcionalidade.

Amanda - exemplos que demonstram a aplicação dos conceitos trabalhados na unidade.




sábado, 19 de novembro de 2011

Pesquisa: a mulher e a mulher negra na política de Vargem Alta

Esta pesquisa já foi postada neste blog num módulo anterior No entanto, foi acrescentado a ela um dado muito importante, o qual se refere à pressença da mulher negra em cargos de chefia no município de Vargem Alta. Assim, viu-se a necessidade de colocá-la novamente neste espaço, afim de afirmar alguns dados já observados. Segue, abaixo, o texto na íntegra, com dados da pesquisa:



Em pesquisa realizada no município de Vargem Alta, nota-se que uma minoria de mulheres ocupa uma posição de destaque no meio político. Isso porque na Câmara Municipal de Vereadores há, apenas, uma mulher representando o gênero feminino na política interativa, com o poder de decisões.
Já no grupo de secretariado da Prefeitura Municipal, dos onze responsáveis por pastas, há apenas uma mulher, a qual responde pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
Em relação à participação em grupos partidários, de todos os grupos existentes no município, nenhum deles é presidido por uma mulher. Nestes partidos, há muitas mulheres integrantes, porém, nenhuma com voz de liderança.
A presença em grande número de mulheres se dá na área da educação, na qual (que também é chefiada por um homem) há muitas professoras, pedagogas, diretoras, coordenadoras.
Outro dado levantado nesta pesquisa é que entre todos os casos citados de mulheres líderes no município de Vargem Alta, não há nenhum exemplo de mulher negra que ocupe uma posição de chefia (secretariado, vereadora, líder de partido político).
Desta forma, o que se nota é que a equidade de gênero e de raça ainda não é uma realidade neste município. Mas certamente é o momento de se agir para que a mulher tenha uma posição de decisão no meio político desta cidade e conquiste o seu direito de igualdade de gênero perante a sociedade.


Por Néia Gava Rocha
Postado em 19 de novembro de 2011
Fonte da pesquisa :www.vargemalta.es.gov.br

Um comentário:

  1. Esta pesquisa revela dados interessantes, mas preocupantes sobre a posição da mulher negra na sociedade vargem-altense.É necessário haver uma política pública voltada para esta temática, visando resolver tal problemática.

    ResponderExcluir