Componentes: Néia Gava Rocha, Camila Maria Juffu Lorenzoni, Rita de Cassia Scaramussa, Amanda Deprá Nicoli, Deize Maria Scaramussa de Mattos e Maria da Penha Menassa Panetto

Atividades dos blogueiros:

Rita de Cássia e Camila M. J. Lorenzoni - aplicação dos conteúdos.

Deize e Maria da Penha - pesquisas bibliográficas.

Néia - layout da página, busca por figuras e funcionalidade.

Amanda - exemplos que demonstram a aplicação dos conceitos trabalhados na unidade.




quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Vargem Alta sedia evento de apoio à mulher

Recentemente, o municícpio de Vargem Alta, no sul do Espírito Santo, sediou um evento para apoiar as mulheres. Ele foi denominado "Evento Viva Mulher".
Em cumprimento ao calendário de datas comemorativas, no âmbito do Ministério da Saúde, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, juntamente com as Coordenações da Estratégia Saúde da Família e Coordenação do Programa “Viva-Mulher”, realizou no dia 29 de Abril, no Terminal Rodoviário “Izidoro Salvador”, a Campanha do “DIA NACIONAL DA MULHER”, com o objetivo de enaltecer a Prevenção do Câncer de Colo de Útero e do Câncer de Mama.
Durante o evento, foram realizadas palestras com os Temas: Prevenção do Câncer de Colo de Útero, Prevenção do Câncer de Mama, HPV e Sexo Seguro, distribuição de folders educativos e preservativos, fornecimento de orientações para a realização do autoexame, agendamento de datas para coleta de preventivo (para o mês de Maio e junho) em todas as Unidades de Saúde, aferição de pressão e glicemia capilar e sorteio de brindes, doados pelos comerciantes locais.
A campanha continuou a acontecer durante o mês de maio em todas as Unidades de Saúde do Município, seguindo-se durante o mês de junho. Esta campanha marca as comemorações ao “Dia Mundial de Luta contra o Câncer” – 08/04 e “Dia Nacional da Mulher” – 30/04.
A campanha quer conscientizar as mulheres com atividades educativas e preventivas sobre câncer de colo do útero e de mama. O câncer de colo uterino e o de mama representam juntos 26% dos casos de morte entre as mulheres no Brasil. Mas, se descoberto a tempo, o câncer uterino é um dos que apresenta mais altos índices de cura, daí a importância dos exames preventivos.
Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Coordenação da Estratégia Saúde da Família e Coordenação do Programa Viva Mulher espera alcançar resultados positivos a partir deste trabalho educativo, através de uma maior procura pelas mulheres de Vargem Alta às Unidades de Saúde, mostrando interesse e preocupação em cuidarem de sua saúde e fazendo a prevenção do Câncer da Mulher, através da realização de exames preventivos, do auto-exame e do exame clínico de mamas.
A Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com as coordenações Municipais, agradece a participação dos Agentes Comunitários de Saúde, aos comerciantes de Vargem Alta que doaram os brindes para os sorteios e a presença das mulheres vargem-altenses pela participação e credibilidade.


Fonte: http://www.vargemalta.es.gov.br/

Um comentário:

  1. O evento conscientizou o gênero feminino sobre a importância de cuidar de sua saúde, do seu corpo, da sua sexualidade enquanto mulher, e não meramente enquanto corpo reprodutor.
    Além disso, o evento demonstrou apoio a este gênero, que vem conquistando o seu espaço na sociedade.

    ResponderExcluir